quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Prefiro alguém que me valorize estando ausente do que alguém que me despreze estando presente.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018


Considerações a respeito do Nobel de Literatura de 2016


A intenção deste não é abordar a carreira de Bob Dylan, nem tampouco discorrer acerca da relevância de um Prêmio Nobel de Literatura, e sim pensar sobre a importância de um compositor ter seu trabalho reconhecido como equiparável à literatura.

Tradicionalmente, o referido Prêmio é outorgado a escritores conhecidos ou não internacionalmente, cuja obra se destaca por acrescentar algo ao contexto literário em um dado período histórico.

No ano de 2016 o cantor e compositor, mundialmente conhecido, Bob Dylan foi agraciado com tal honraria, a qual foi recebida pelo Comitê do Prêmio Nobel. Este acontecimento teve uma repercussão que não demonstrou uma aclamação unânime pela comunidade internacional.

No entanto, pode-se tecer um paralelo entre este ocorrido e a afirmação corrente entre pessoas comuns de que um determinado artista e compositor é um poeta. Ou seja, de certa forma, a concessão do Nobel de Literatura de 2016 a alguém cuja principal atividade não seja a de escritor reflete o senso comum.

sábado, 15 de dezembro de 2018

Mais importante do que a presença física são os ensinamentos, a primeira acaba um dia e a última permanece indefinidamente.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Escravo do wi-fi 


Um dia qualquer desta década, no presente século, bilhões de pessoas estão conectadas durante boa parte do dia. Cada vez mais surgem aplicativos, ferramentas e páginas na internet com todo tipo de utilidades. Serviços dos mais variados passam a ser oferecidos online, tornando possível desfrutar dos avanços tecnológicos. No entanto, o tempo das pessoas passa a ser ocupado diante dos dispositivos, sejam eles computadores, tablets ou celulares. O cotidiano, seja no trabalho, nos estudos ou em atividades de lazer, está sendo transformado em virtude do advento desta era tecnológica. Às relações familiares e sociais estão sendo acrescentados elementos provenientes da cultura digital. A maneira como se lida com a própria existência tem sido alterada na velocidade da luz, movida por um acesso cada vez maior à informação. Por outro lado, os grandes grupos empresariais, donos destes empreendimentos do setor de internet e tecnologias associadas tem acesso à informações pessoais. Muitas outras transformações no modelo de interação com o sistema tecnológico ainda estão por vir, revolucionando a sociedade e aumentando a dependência destas mesmas ferramentas.