quinta-feira, 20 de dezembro de 2018


Considerações a respeito do Nobel de Literatura de 2016


A intenção deste não é abordar a carreira de Bob Dylan, nem tampouco discorrer acerca da relevância de um Prêmio Nobel de Literatura, e sim pensar sobre a importância de um compositor ter seu trabalho reconhecido como equiparável à literatura.

Tradicionalmente, o referido Prêmio é outorgado a escritores conhecidos ou não internacionalmente, cuja obra se destaca por acrescentar algo ao contexto literário em um dado período histórico.

No ano de 2016 o cantor e compositor, mundialmente conhecido, Bob Dylan foi agraciado com tal honraria, a qual foi recebida pelo Comitê do Prêmio Nobel. Este acontecimento teve uma repercussão que não demonstrou uma aclamação unânime pela comunidade internacional.

No entanto, pode-se tecer um paralelo entre este ocorrido e a afirmação corrente entre pessoas comuns de que um determinado artista e compositor é um poeta. Ou seja, de certa forma, a concessão do Nobel de Literatura de 2016 a alguém cuja principal atividade não seja a de escritor reflete o senso comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário