sábado, 25 de março de 2017

Sobre Donald Trump 


Sem dúvidas um magnata norte-americano que representa muito da identidade dos que têm uma visão de que os Estados Unidos estão sendo ameaçados como superpotência mundial em virtude do crescimento em ritmo acelerado da China. Crescimento este que foi obtido num modelo obsoleto de desenvolvimento a qualquer custo, de forma ambientalmente insustentável. 

O nacionalismo pregado por sua ideologia política refletem o questionamento ao pensamento atualmente majoritário de um mundo globalizado. Como todas as formas de relações entre países, a globalização tem aspectos positivos e negativos. As evidências mostram que o governo Trump deve privilegiar as relações comerciais bilaterais. 

De certo modo a globalização permite ao mundo que os blocos econômicos possam desenvolver políticas públicas para os países membros, por outro lado é preciso respeitar a diversidade cultural e étnica ente as nações membro e as questões de soberania nacional.

Uma grande incógnita será a respeito da duração do mandato de Trump e do legado que transmitirá ao final de suas atividades como presidente. Um homem um tanto controverso pode, se ao menos atender aos anseios da população estadunidense ser reeleito ao concluir o primeiro mandato ou nem chegar a concluir os primeiros anos de governo.

É bastante cedo para tecer algum prognóstico, o que está relacionado à imprevisibilidade da mente deste empreendedor de pele com tonalidade alaranjada. Um aspecto a ser observado é a maneira como ele lida com ideologias diferentes da dele, por outro lado, a democracia deve permitir a pluralidade de correntes de pensamento, inclusive a de Trump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário