terça-feira, 4 de abril de 2017



Sobre subcelebridades


A ideia de que qualquer pessoa pode produzir algum tipo de conteúdo audiovisual, bastando ter algum assunto a abordar, é facilitado neste século XXI com o uso de novas tecnologias de gravação, como celular com câmera, novas possibilidades de divulgar o conteúdo na Internet, como  blogs, vlogs, sites de vídeo, e outros.

Todo este artefato tecnológico contribui para que, praticamente em tempo real imagens, textos, vídeos, sejam acessados por grande número de pessoas, conforme o interesse dos usuários da rede mundial de computadores. Atualmente, a disseminação da tecnologia leva ao alcance de um maior número de pessoas a busca pelos quinze minutos de fama. Seja pela pura e simples exposição do corpo, divulgação de fatos verídicos ou não, conteúdo humorístico, artístico, abordagem de temas variados.

Nesse sentido, algumas pessoas conseguem atenção para si mesmas em variados graus de intensidade, transformando-se em subcelebridades, que apresentam algo de diferenciado em relação aos demais ou seguem alguma tendência ou modismo disseminados em massa para o consumo da população em geral. 

Uma forma de ser uma subcelebridade é por meio de reality shows, que mostram desde a rotina diária em uma casa completamente monitorada por câmera, busca por relacionamento amoroso, sobrevivência em ambiente hostil ou culinária, dentre outros. Aqueles que por algum motivo entram em evidência, destacando-se pela personalidade, talento demonstrado em alguma atividade específica ou atributo físico, conseguem chegar à chamada grande mídia, grandes conglomerados da imprensa televisiva, escrita ou pela própria internet.

Uma vez na grande mídia, estas pessoas podem ter algum êxito, sendo convidadas para participar de programas de entrevistas, de auditório, noticiários, pequenas participações dentro da grade de programação de emissoras de televisão, rádio, serem notícia na mídia impressa, ou ainda pela internet. No entanto a maioria fica em evidência por um curto período de tempo e logo são esquecidas, sendo substituídas quase que instantaneamente por outras, com características mais aceitáveis pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário